Dia da Europa na Católica-Lisbon

No próximo dia 9 de Maio a Católica Lisbon celebra o dia da Europa com uma conferência intitulada "A conversation on the political economy of Europe’s future and identity". A conferência é organizada no âmbito da disciplina "The Political Economy of European Integration" lecionada ao mestrado pelos Professores Francisco Torres e Annette Bongardt, da qual é assistente o nosso tesoureiro Pedro Melo.

Pedro Machado Melo photo

Pedro Machado Melo

Publicado a 05-05-23

Dia da Europa na Católica-Lisbon banner
No próximo dia 9 de Maio a Católica Lisbon celebra o dia da Europa com uma conferência intitulada A conversation on the political economy of Europe’s future and identity. A conferência é organizada no âmbito da disciplina The Political Economy of European Integration lecionada ao mestrado pelos Professores Francisco Torres e Annette Bongardt, da qual é assistente o nosso tesoureiro Pedro Melo.

A conferência que será aberta pelo Dean da Católica-Lisbon, Filipe Santos, contará com um painel que inclui Alexandre Palma, Faculdade de Teologia-UCP, Annette Bongardt, Católica-Lisbon, UCP, and CICP-U. Évora, Francisco Torres, Católica-Lisbon, UCP, Helena Guimarães, F. Economia, U. Minho, José Tavares, Nova SBE, Michael Baum, FCH-UCP, Nazaré da Costa Cabral, Faculdade de Direito, UL & Presidente do Conselho de Finanças Públicas, e Pedro Duarte Neves, Banco de Portugal e Católica-Lisbon.

Os membros do painel integram um projeto internacional em curso, cujo primeiro volume será publicado em Setembro, coordenado por Annette Bongardt e Francisco Torres.

O evento, que conta com o apoio da Católica Lisbon e da Sociedade Científica da UCP, terá lugar no restaurante Vila Plana (4º andar do edifício da CLSBE) pelas 17h. Seguir-se-á um refreshment e a apresentação do livro Lessons on the Political Economy of European Integration – Selected Topics, by Annette Bongardt and Francisco Torres, Lisbon: UCP Press, 2022

O livro, cuja primeira edição se esgotou ao fim de poucos meses antes mesmo da sua apresentação na UCP, adota uma abordagem de economia política e interdisciplinar ao processo de integração europeia, analisando a sua sustentabilidade, económica, financeira, ambiental e política. Visa complementar as lições sobre o tema, a fim de capacitar os alunos para analisar criticamente o processo de integração europeia, bem como os desafios atuais que a União Europeia enfrenta.Discute a evolução da integração europeia em termos das suas várias fases, com ênfase na regulação, nomeadamente do comércio internacional e intracomunitário, bem como no que considera serem os três pilares do modelo económico da União Europeia: o Mercado Interno, a União Económica e Monetária e o Pacto Ecológico Europeu. Utilizando vários conceitos de legitimidade e eficiência, analisa igualmente as questões da sua dimensão e nível de integração ideais, da divisão de competências mais adequada entre a União e os seus estados membros, das suas fronteiras externas e internas, bem como o seu modelo de governação. Por fim as crises mais recentes são estudadas e comparadas do ponto de vista do seu impacto no processo de integração, nomeadamente a crise financeira global, a crise das dívidas soberanas, a crise pandémica, a crise (humanitária, de segurança, energética e económica) resultante da brutal invasão da Ucrânia a crise ambiental. 

O livro foi escrito para a cadeira The Political Economy of European Integration na Católica Lisbon (mestrado em Economia) mas resulta da lecionação dos autores destas matérias em Oxford, na LSE e em King’s College London. 

Inscrição até 5 de Maio para: Dr. Pedro Melo (pfmelo@ucp.pt); and Dra Maria Cândida Andrade (scientif.sede@ucp.pt).

771

0

1