Seis em cada dez portugueses acreditam que condições económicas vão piorar

“Estudo da sociedade portuguesa: felicidade, satisfação, perceção de saúde, rendimento, poupança e confiança económica” realizado pelo Observatório da Sociedade Portuguesa

MB

Mariana da Silva Botelho

Publicado a 22-02-22

Seis em cada dez portugueses acreditam que condições económicas vão piorar banner
É esta uma das conclusões do “Estudo da sociedade portuguesa: felicidade, satisfação, perceção de saúde, rendimento, poupança e confiança económica” realizado pelo Observatório da Sociedade Portuguesa e que revela que cerca de 60% dos inquiridos estão pessimistas quanto às condições económicas do país.
 
O indicador geral de mudança do estado das condições económicas em Portugal (IME) sugere que “face ao período pré-pandémico, verifica-se uma grande descida na confiança relativamente à questão sobre se as condições económicas em Portugal vão melhorar ou piorar, quando comparando os índices de novembro de 2019 e 2021”.

Este estudo revelou também que os portugueses estão desanimados quanto às condições económicas atuais. Já que +53% dos inquiridos avaliaram como fracas ou muito fracas as condições económicas em Portugal. 

Segundo a Católica Lisbon, o índice de Confiança Económica em Portugal, mostra que “os portugueses têm uma visão mais negativa do que positiva das condições económicas em Portugal, tanto quanto às condições económicas atuais de Portugal, como em relação à mudança do estado das condições económicas”.

O estudo indica ainda que “o índice de hábitos de poupança (IHP) sugere um decréscimo ligeiro dos hábitos de poupança”. No entanto, a Observatório salienta que o indicador “muito interesse em poupar” foi a opção assinalada pela maioria dos inquiridos.

Este estudo foi realizado entre 29 de novembro e 9 de dezembro e que contou com 1.001 participantes.

Siga a Catolica Lisbon Alumni Association nas redes sociais e inscreva-se na AACL aqui, onde o presente e futuro se encontram!
 

Fonte da notícia: Observatório da Sociedade Portuguesa da Universidade Católica
Fonte da fotografia: Wise

714

0

0